solo Amostragem de solo

A amostragem de solo deve ser feita de forma que se possa representar a área levando em consideração suas diferenças visuais e de manejo, como cor do solo, adubações e calagem diferentes ao longo dos anos, textura, topografia, etc. É importante que se saiba que uma amostragem mal feita não pode ser corrigida em laboratório, portanto é muito importante que represente com a maior exatidão possível a área. Caso haja a necessidade de divisão de um talhão, é importante que se faça um croqui com essa divisão para posterior correção de acordo com as diferenças encontradas nas análises de solo. A melhor forma de tratar essas diferenças é através da Agricultura de Precisão.

Para a amostragem faz-se necessário cerca de 10 a 20 análises simples para a formação de uma amostra composta que será enviada ao laboratório. Em um balde com essas 20 amostras faz-se uma mistura homogênea e coloca de 400 a 500 g de solo em saco plástico identificado. Essa amostragem é feita preferencialmente em zigue-zague de modo a representar a gleba. Evitar a coleta de amostras próximo à cupins, formigueiros, monte de adubo ou calcário, terraço, queimada de restos culturais ou qualquer mancha que não represente a área em questão.

A profundidade de coleta varia de acordo com a cultura, sendo em culturas anuais a coleta feita de 0-20 cm devido termos estudos de referência para adubações e calagem nessa profundidade. É importante que façamos amostragem em profundidades maiores como 20-40 cm para sabermos os níveis de nutrientes no perfil do solo (principalmente enxofre). Amostragens mais estratificadas como 0-10 e 10-20cm em sistema de plantio direto podem ser feitas a fim de se saber a distribuição dos nutrientes ao longo do perfil de solo.

É importante que se tenha um histórico de amostragem numa mesma época, já que alguns trabalhos indicam diferenças nos resultados de amostragens feitas em épocas diferentes.

O laboratório Terra Brasileira dispõe se sacos plásticos para amostragem.

Consulte-nos.

Equipamentos para amostragem